sábado, 20 de novembro de 2010

PRECISAM-SE: pais responsáveis, ternos e empenhados.

O pai e a mãe têm papéis diferentes na educação dos filhos, mas complementares. É crucial que conjuguem as diferentes opiniões e pontos de vista, a fim de encontrarem uma base segura educativa comum que sirva de referência aos filhos, oferecendo sustentabilidade no seu padrão educativo.
  • Os pais devem procurar conversar primeiro entre si até chegarem a um ajustamento entre as ideias que possam ser discordantes, não o fazendo à frente da criança, a fim de evitar confusões no entendimento da mensagem.
  • A comunicação de pais para filhos deve ser clara, directa, coerente na transmissão de informação.
  • Os pais devem apoiar as relações de cada um com os filhos com o outro progenitor, pondo-os à vontade para amarem ambos sem constrangimentos de qualquer ordem.
  • Os pais não podem confirmar os sentimentos de raiva, ira... dos seus filhos em relação ao outro progenitor. Devem evitar alianças dos filhos com cada um dos progenitores contra o outro.
  • Os pais devem proporcionar um ambiente estável, de apoio e amor perante os filhos.
É o vosso exemplo, aquilo que mostram à criança, com atitudes e acções que assume maior importância na determinação do comportamento dos vossos filhos.

Sem comentários: