sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O adolescente cinquentão

O novo adolescente - o homem de 50 anos.

Chega a um certo momento na vida em que o homem de 50 anos parece desorientado, parece que fica perdido...

Um novo adolescente em crise... Tinha um plano de vida que passava por padrões no trabalho e na família com plano de carreira, emprego fixo, idade certa para casar e ter filhos... Ideias que talvez tenham os dias contados. Os Homens com mais de 50 anos que cresceram apoiados nessas ideias sentem-se desorientados.
Para o mundo querem voltar... A figura reitora do mundo vertical era na família o pai, na empresa o chefe e no país o presidente que deveria representar a pátria.
Crise do homem que deveria representar alguma coisa e não representa mais... Ele é contestado e quer ser tratado como alguém que se esforçou muito e conseguiu alguma coisa. Como é que fica esta pessoa? Vai entrar num desespero muito grande ou essa pessoa vai ter que se reinventar?
Viver esta fase já não é mais ficar reformado dentro de casa sentado ou  ler o jornal e dar lições a toda a gente. Não existe mais este modelo. Deve gerar actividades positivas.
Em 2050 quase 1/4 do planeta terá mais de 60 anos. A ideia de parar deve sair do mapa. É melhor que a cada dia a pessoa possa recuperar exactamente porque já não precisa mais de corresponder às expectativas, já desistiu de corresponder às expectativas e pode de repente voltar a explorar o mundo muito mais pela fluorescencia do seu desejo do que pelo status quo.

Sem comentários: